Dia do Agrupamento 2020
terça-feira, 23 de junho de 2020
Parlamento dos Jovens
Este ano, pela primeira vez, a nossa escola participou no projeto da Assembleia da República, parlamento dos Jovens. O tema proposto foi "Violância doméstica e no namoro: da sensibilização à ação". Foram feitas reuniões, discutidas muitas ideias, elaboraram-se listas, houve campanha eleitoral, debates e, por fim, elegemos os nossos deputados: Mafalada Ramalho e Joel Sousa, ficando o Marco Castanheira como suplente. As propostas que eles iriam defender na Assembleia da República, são as seguintes:
1. Implementar, em todas as escolas e respetivas juntas de freguesia, gabinetes de apoio à vítima tanto de violência doméstica, como de violência no namoro direccionados para os jovens e suas famílias. Estes gabinetes seriam multidisciplinares com a presença de psicólogos clínicos, professores e assistentes sociais.
2. Apoio psicológico privado, anónimo e on-line com apoio de um técnico especializado direccionado para todos os aqueles que estejam menos à vontade para falar olhos nos olhos.
3. Dar visibilidade ao "Dia Internacional pela Eliminação de Violência Doméstica contra as Mulheres" - 25 de novembro, através de atividades como: palestras, workshops, campanhas, entre outros, por forma a que o tema deixe de ser tabu nas nossas escolas.
Para o ano haverá um novo tema e, esperamos nós, os nossos deputados estarão na sessão plenária para defender boas propostas.
O deputado Pedro Cegonho esteve na nossa escola para apresentar o projeto e explicar como é que o parlamento funciona. Foi uma sessão muito participada com os alunos das várias listas a colocarem questões muito pertinentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário